quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

O ovo orgânico e o ovo industrializado

O ovo já foi visto como grande vilão pelos nutricionistas devido a sua quantidade de colesterol. No entanto, com o passar dos anos tal fato foi sendo descontruído e hoje em dia o ovo é um dos principais elementos para uma alimentação saudável. Rico em diversos nutrientes, com propriedades anti-inflamatórias e grande quantidade de proteína, o ovo é um alimento frequente na mesa do brasileiro.

A esquerda ovo industrializado e a direita ovo orgânico de galinha caipira orgânica
Tente imaginar uma linha de produção de biscoito, ou de um salgadinho qualquer. É exatamente o mesmo princípio utilizado na produção de ovos. Ou seja, por comparação, são galinhas, em vez de aparelhos. Desse modo, os animais trabalham como máquinas, o que serve para provocar prejuízos evidentes para a saúde das galinhas, o que acaba resvalando na qualidade do próprio ovo e dos nutrientes que ingerimos.
Os animais ficam em gaiolas em bateria – ou seja, espaços reduzidíssimos, menores que o tamanho de uma folha de papel ofício, onde sequer conseguem se mexer; apenas colocam ovos seguidamente – por toda a vida. Acabam sofrendo por estresse, paralisia e fraqueza.
Organizações mundiais de defesa dos animais, como a Humane Society International – HSI – já apontaram que as gaiolas restringem severamente os movimentos dos animais e, por isso, são privadas de hábitos naturais a seu desenvolvimento.
Como se não bastasse todo o sofrimento animal, os ovos recolhidos ainda ficam repletos de elementos químicos usados para intensificarem o sabor, o cheiro, a cor etc. Em suma: são alimentos feitos para vender, não para alimentar, de fato.
O ovo orgânico
Já os ovos chamados de orgânicos procuram respeitar a vida animal, recolhendo os ovos que são colocados, de modo bem próximo ao do habitat das galinhas. Há inclusive parâmetros oficiais para esse tipo de cultivo, segundo a Ecocert; que segue todas as diretrizes internacionais da Human Farm Animal Care no país. Inclusive, a certificação auxilia em práticas mais humanizadas para tratamento não só de galinhas poedeiras, mas também de cabras, de bovinos, de ovelhas, suínos, perus e de frangos de corte.
Segundo o documento, o administrador das instalações deve se preocupar em proporcionar:
  • Instalações físicas adequadas e adaptadas ao bem-estar dos animais;
  • Deixar água suficiente para os animais;
  • Controlar o número de aves no espaço;
  • Padrões de higiene;
  • Cuidados de saúde;
  • Alimentos frescos para os animais;
  • Rejeição a promotores de crescimento – como hormônios;
  • Antibióticos só serão administrados, perante prescrição veterinária, entre outros.
A grande diferença
A grande diferença entre ovos convencionais e orgânicos é justamente a maneira pela qual as galinhas são criadas – e tratadas – para garantir a produção, em grande escala, de ovos.
Esse assunto nos faz refletir sobre a maneira pela qual a grande valorização da altíssima produtividade leva o ser humano a se sentir moderno, mas sem qualquer solução para questões ambientais, econômicas o ou sanitárias.
Infelizmente porém nem sempre é fácil garantir a compra de um produto ético apenas pelo seu rótulo. Às vezes os rótulos “caipira” ou “orgânico” podem enganar.u sanitárias.
Infelizmente porém nem sempre é fácil garantir a compra de um produto ético apenas pelo seu rótulo. Às vezes os rótulos “caipira” ou “orgânico” podem enganar.
a produtividade leva o ser humano a se sentir moderno, mas sem qualquer solução para questões ambientais, econômicas ou sanitárias.

Albumina e suas vantagens para o crescimento de massa muscular

Para aqueles que associam a alimentação orgânica com os treinos, os nutricionistas esportivos recomendam o uso de ovos orgânicos. Na clara é encontrada a albumina, principal proteína que atua diretamente no aumento de massa muscular. Ao consumir o ovo orgânico, o aproveitamento do alimento é integral, sem intervenções químicas.

Ovo orgânico é mais Nutritivo que o Ovo Convencional
Muitas pessoas têm receio de comprar ovos orgânicos devido à cor de suas gemas, por serem relativamente mais claras e amareladas, tal coloração é consequência da alimentação orgânica das aves. Galinhas de granja recebem em sua dieta diversos componentes químicos para intensificar tanto a cor como o cheiro de seus ovos.

O tamanho reduzido e a falta de homogeneidade na cor e no formato dos ovos orgânicos não é algo negativo. Assim como outros alimentos orgânicos, suas características dependem diretamente da origem do produto, da genética de seus produtores e até mesmo da água com a qual foi produzido. Apesar de ser menor, o ovo orgânico possui um terço a menos de colesterol, sete vezes mais a quantidade de betacaroteno, o dobro de Ômega 3 e 25% menos gorduras saturadas se comparado a um ovo comum.

Qual a forma mais saudável de consumir ovos?
Apesar de muito nutritivo, deve-se ter atenção na forma como o ovo é consumido. Nutricionistas recomendam o consumo do ovo cozido ou frito, mas nunca cru. Entretanto, ao fritar o ovo sua clara produz o LDL, conhecido popularmente como o “colesterol ruim”.

Para quem busca uma alimentação saudável é recomendado o consumo de ovos orgânicos cozidos, evitando assim a presença de resíduos químicos em sua composição, mantendo os principalmente os nutrientes do alimento e colaborando com uma avicultura orgânica, saudável e sustentável.

Ninho de galinha caipira orgânica no barranco



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *